Inicio      Empresa      Produções       Agenciamento       Social        Galeria        Imprensa        Patrocinadores        Contato

Presente no mercado desde 1987, sob a direção de Maria Rita Stumpf, atua na área cultural na América do Sul apresentando artistas das mais diversas áreas, executando projetos para terceiros ou representando solistas, cantores líricos, companhias de dança, orquestras. Seu principal projeto, a Série Antares Dança, trouxe ao Brasil os mais importantes nomes da dança mundial, muitos pela primeira vez. Projeto visionário, pavimentou caminhos para outras produções e colocou o Brasil, definitivamente, no mapa da dança mundial. Em muitas turnês a Antares colaborou com outros países da América do Sul.


Além de nomes como Mikhail Baryshnikov, Twyla Tharp, Pilobolus, American Ballet Theatre, as três companhias do compexo Nederlands Dans Theatre e o Frankfurt Ballet em sua única visita à América do Sul e muitas outras companhias de renome mundial, a Antares foi responsável pela vinda ao Brasil de artistas como Marcel Marceau, Jean Pierre Rampal, Isaac Stern e a Orquestra de Câmara Franz Liszt, Kathleen Battle e Dmitri Hvorostovsky no Rio de Janeiro, Ramón Vargas, Philip Glass. Realizou importantes trabalhos na área de assessoria de imprensa: Rock in Rio II (1991) Forúm Global (1992) e a coordenação de imprensa da visita ao Brasil de Mikhail Gorbachov em 1992.


A Antares somou desde 1994 um público de mais de um milhão e meio de pessoas e possibilitou um intercâmbio cultural que fomentou a produção artística brasileira incentivando e instigando coreógrafos e bailarinos, inspirando o surgimento de novas companhias e produções e, principalmente, formando e encantando platéias.


A partir de 2010, abrindo novas fronteiras a Antares coordenou a programação internacional da 10ª Edição do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte e seguiu representando e produzindo para inúmeros artistas internacionais no Brasil e em países da América do Sul. Neste mesmo ano, apresentou o espetáculo 3 Solos e um Dueto de Mikhail Baryshnikov e Ana Laguna em histórica turnê na Argentina, Peru e Brasil. Em 2011 começou a atuar em novos mercados na América do Sul, mantendo suas atividades no Brasil com artistas do porte de Ramón Vargas, Philip Glass e Tim Fain, além do Duo Assad e da pianista Valentina Lisitsa. Segue na área de dança com Shen Wei Dance Arts e Les balets Jazz de Montréal. Levou diversos artistas brasileiros a países da América do Sul, entre eles, o Grupo Macunaíma, Maria Creuza, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Companhia de Dança Deborah Colker. Realizou nos anos de 2013 a 2015 a turnê de comemoração de 50 anos de carreira do Duo Assad com 30 apresentações em todas as regiões brasileiras.

PRESENTE NO MERCADO

DESDE 1987,

SOB A DIREÇÃO DE

MARIA RITA STUMPF

Maria Rita Stumpf nasceu no Rio Grande do Sul e formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também cursou Música. Transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1985, para estudar com o maestro Luiz Eça e trabalhar na área de produção cultural. Em seguida criou um escritório de assessoria de imprensa especializada em cultura. Criou a Antares Promoções em 1987 e passou a apresentar artistas internacionais em 1994.


A estreia foi retumbante, com a aclamada apresentação no Rio de Janeiro do violinista Isaac Stern com a Orquestra da Câmara Franz Liszt, da Hungria. Trouxe no mesmo ano o espetáculo Zorba, o Grego, realizando um projeto Aquarius que reuniu mais de 100 mil pessoas na Praia de Ipanema, além do Les Ballets Jazz de Montreal e do flautista Jean Pierre Rampal. Vieram ao Brasil por sua iniciativa grandes nomes da área de dança, teatro, ópera, circo e música. Desde o começo, Maria Rita estava decidida a representar uma alternativa de qualidade no mercado cultural, distinguindo sua empresa de projetos voltados para o lucro imediato. Seu compromisso sempre foi com a formação de platéia, a abertura de espaços na mídia e na área de patrocínio para a cultura e as artes, além da circulação de informações de alto nível e a criação de conexões inteligentes nos diversos mercados na América do Sul. Recebeu uma medalha de mérito da UNESCO por seu trabalho em favor da dança no Brasil.



A Antares e a TV Cultura de São Paulo lançaram em novembro de 2001 cinco programas inéditos com as companhias da série Antares Dança. Os três primeiros, o Ballet Flamenco Sara Baras, Gulbenkian Ballet e La La La Human Steps, tinham a marca do premiado documentarista Belisário França (de African Pop, Brasil Legal e Além-Mar, entre outros) em projeto patrocinado pela Embratel e apoiado pelo Ministério da Cultura.


Com o nascimento de uma parceria com a TV Cultura, as atrações da Série Antares Dança extrapolam a idéia de making of ou de registro da cena, percorrendo corredores de hotéis, aulas e camarins para mostrar a dedicação e as emoções que fazem parte da turnê de uma companhia de dança. Gravados na cidade de São Paulo, os programas mostram curiosidades de coxia, entrevistas e depoimentos de estudantes e bailarinos brasileiros em um contato emocionante com seus ídolos. A Antares realizou em Co-Produção com a TV Cultura mais de 10 programas de televisão.

  

 ANTARES TV


2000

Ballet Flamenco Sara Baras Espanha

Gulbenkian Ballet Portugal

La La La Human Steps Canadá


2001

Ballet Flamenco Antonio Canales  Espanha

Torero – Ballet Flamenco Antonio Canales Espanha

Cullberg Ballet Suécia

Nederlands Dans Theater I Holanda


2002

Ballet Flamenco Eva Yerbabuena Espanha (2 programas)

Aterballetto Itália


2003

Ballett Frankfurt - Alemanha

Gala Antares 10 Anos (Eva Yerbabuena, Ira Levin, Cia Étnica de Dança, David Parsons, Orquestra Sinfônica Petrobras Pro-Música e Antonio Meneses, Patrick de Bana)


ESPECIAL

Coro Kazanski em São Paulo 26ª Edição do Festival de Campos do Jordão 1995

Ramon Vargas 33ª Festival de Campos do Jordão 2002  

Duo Assad Movimento Violão 2012

Maria Rita Stumpf idealizou o Prêmio Reconhecimento Antares Dança por acreditar que o exercício de reconhecer o esforço e dedicação dos demais somente traz frutos de mais reconhecimento e criação, para todos. A renomada artista plástica Maria Bonomi juntou-se à nossa iniciativa, generosamente criando uma peça exclusiva. Nomes fundamentais da dança brasileira receberam a linda peça de Maria Bonomi das mãos de outros nomes também fundamentais da dança no Brasil.


Em 2005, Vera Kumpera recebeu o prêmio das mãos de Dalal Achcar e Ruth Rachou, de Monica Serra, nas apresentações de Martha Graham Dance Company. Em 2006, Angel Vianna recebeu o prêmio de Tatiana Leskova, Yara De Cunto recebeu de Lenora Lobo e Marilena Ansaldi recebeu de Iracity Cardoso, nas apresentações de Louise Lecavalier Project.


www.mariabonomi.com.br 

RECONHECIMENTO

ANTARES DANÇA

MARIA RITA STUMPF

ANTARES ® 2017

ANTARES NA TV